quinta-feira, 2 de março de 2017

PRAIA da URSA

A praia da Ursa é considerada como uma das mais belas praias de Portugal.
Localiza-se próximo do Cabo da Roca, na região de Cascais/Sintra.


A sua beleza deve-se não somente à praia em si, que é uma pequena enseada rodeada por altas falésias, mas também à paisagem circundante e ao desafio que é conseguir pisar a sua areia. Aqui reside o motivo pelo qual não é muito povoada, nem no Verão. É que o seu acesso é uma caminhada de grau difícil.


Partindo do estacionamento do Cabo da Roca, pela estrada na direção norte, e passado poucos metros existe à esquerda um fino caminho de terra, rodeado de arbustos rasteiros, onde se inicia a caminhada pelas falésias junto ao mar, rumo à Praia da Ursa.

De carro existe um caminho de terra batida próximo do Cabo da Roca, que permite ficar mais perto do acesso pedonal à praia, e que termina num parque de estacionamento. Este caminho está indicado na estrada por uma placa com o nome URSA.

Começando a caminhada pelo fino caminho e passado poucos metros entra-se no mundo natural de belíssima paisagem, aves e som de mar.



Rapidamente o caminho torna-se íngreme e escorregadio, com pedra solta, e a sentir-se a utilidade de um bastão de caminhada para prevenir a "patinagem" e o "splash" ... :)




Alguns arbustos e troncos na margem do caminho veem mesmo a calhar ... e até se nota o lustro de tantas mãozinhas que aqui se apoiaram ;)


A chegada ao nível da areia é um sorriso de grande vitória alcançada :)






Belo dia, com pouco frio e muito sol, numa das melhores paisagens do mundo ... Yupi!!! .... vamos molhar o pezinho ...


Na época de Inverno consegue-se apreciar a cascata que cai sobre a areia.


O Inverno também é uma excelente altura para ir à descoberta da zona dos calhaus ... zona despovoada ...




Subindo e apreciando a praia de outro ângulo ... mais próximo do parque de estacionamento da URSA.



Os turistas que ali deixam o carro e se aproximam da falésia e vêem aquela vista pela primeira vez não resistem a um enorme e sonoro UAU.


Pelos trilhos nas proximidades, por entre arbustos e túneis de arbustos, carreiros finos e íngremes, flores silvestres e com perfume, aves a cortarem o céu, ondas a rebentarem lá em baixo, paisagens a cortarem a respiração ...


No regresso um belo descanso no Bar do Moinho, ali tão próximo, na estrada do Cabo da Roca, e com vista para o mar da zona do Guincho.




Resumo do dia: UAU